~ Millions of protesters gather in 100 Brazilian cities

Imagem

~ Artigo

Brazil unrest: ‘Million’ join protests in 100 cities

Fonte: Redação BBC. Acesso em: 20/06/2013. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-22992410

~ Resumo

Milhões de manifestantes se juntam em 100 cidades brasileiras.

    De acordo com o site da BBC News, mais de um milhão de pessoas tomaram parte nos protestos em cerca de 100 cidades de todo o Brasil, o mais recente de uma onda de manifestações. A violência nas ruas se eclodiu em muitos lugares, dentre eles, um homem de 18 anos morreu no estado de São Paulo.

    O protesto se iniciou há mais de uma semana, Os manifestantes estão irritados com a corrupção e os serviços públicos deficientes, bem como o enorme custo da Copa do Mundo em 2014, alegando que o governo também deve investir em educação e saúde. Os jogos da Copa das Confederações têm atraído protestos, com manifestantes que expressam a sua raiva com o dinheiro gasto com a Copa das Confederações, a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016.

    No entanto, a presidente Dilma Rousseff convocou uma reunião e cancelou uma viagem ao Japão para lidar com a crise.

    No Rio de Janeiro, a policia de choque usou gás lacrimogêneo e balas de borracha contra os grupos jovens mascarados que tentaram aproximar da Câmara Municipal. Pelo menos 29 pessoas ficaram feridas.

    Imagens de TV mostraram gangues saqueando lojas no centro da cidade – embora muitos lojistas do Rio e dos bancos tinham colocado painéis de madeira para proteger suas instalações. Na capital Brasília, uma manifestação começou uma pequena fogueira na entrada para o Ministério das Relações Exteriores e foram rechaçados pela polícia.

    Houve confrontos em vários estados brasileiros. Porém mesmo com a reversão da tarifa, bem aceita por muitos, até agora os protestos não terminaram. “Isso significa que nossos políticos começaram a ouvir as nossas vozes. Isso é algo que nunca aconteceu antes, principalmente em um ano não eleitoral”, Daniel Acosta de São Paulo, disse à BBC.

    “É um começo. O que vai acontecer agora, ninguém sabe ainda, mas temos esperança”, acrescentou.

    A estudante de 18 anos, Camila Sena, disse que os protestos se tornaram muito mais amplos do que se imaginava.

    “Não é realmente sobre o alto preço da passagem”, disse ela ao participar de um protesto na cidade de Niterói, perto do Rio de Janeiro, na quarta-feira.

    “As pessoas estão tão revoltadas com o sistema, estamos tão fartos que agora exigimos mudanças.”

    A instabilidade atual é o maior desde a que ocorreu em 1992, quando as pessoas saíram às ruas para exigir o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.

Comentário:

    Escolhemos este artigo porque este fornece um panorama das manifestações que se situaram no Brasil nos últimos dias, bem como a repercussão dos fatos que se estabeleceu no cenário mundial. Nota-se que, mesmo com a presença de tantas pessoas dispostas a realizarem uma manifestação meramente pacífica, alguns grupos menores insistem em praticar atos depredatórios contra o patrimônio público, desrespeitando o sentido essencial da realização dos protestos. É possível perceber, também, que se trata de um momento histórico na política do país, pois demonstra a existência de uma nova geração de pessoas que conhecem e estão lutando pelos seus direitos no contexto socioeconômico do Brasil.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s